terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O poder da Oração

A oração é o único canal de comunicação entre o homem e Deus. Através dela mantemos comunhão com o nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando fazemos uma oração sincera e honesta, estamos abrindo o nosso coração diante de do Senhor; esta é a oração em espírito e em verdade da qual a Bíblia fala. Ao orarmos assim, percebemos as nossas maiores necessidades e o quanto dependemos de Deus, além de desenvolvermos forças espirituais que nos garantem vitórias nas tentações. 

Como a oração e expressão da alma humana para com o Seu Criador, não é necessário que ela seja erudita ou sofisticada, com lindas palavras, pois Deus sabe exatamente quem somos e o que desejamos. Precisa ser simples e objetiva, imbuída do máximo de humildade. 

A oração só será eficaz, ou seja, só receberá a resposta se, ao falarmos com Deus, tivermos absoluta certeza de que Ela está com os seus ouvidos atentos aos nossos clamores. Se isto não acontecer na hora em que estamos orando, nossas palavras serão vãs. Por isso mesmo, o ambiente no qual devemos orar deve ser propício, afim de podermos nos concentrar naquilo que estamos fazendo, com todo o fervor do coração.

Quando o Senhor Jesus ensinou aos seus discípulos a oração do Pai Nosso, não era a Sua intenção que nós a usássemos literalmente todas as vezes em que desejássemos falar com Deus. Pelo o contrario; Ele quis deixar o modelo de como devemos nos comunicar com o nosso Pai Celestial. 

São muitos os aspectos de uma oração, mas vamos simplificá-los e dividi-los em três partes: 

1ª Adoração

2ª Pedido

3ª Agradecimento

A adoração é essencial para que se possa entrar na presença de Deus em oração. Ela enriquece a nossa humildade, além de mostrar a sinceridade da alma dignificando, honrando e magnificando ainda mais o nosso Senhor e Deus. Ao entramos na presença do Senhor adorando, estamos reconhecendo a Sua santidade.

Nenhum comentário: