segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Método de Auto ajuda


Há momentos em que nos sentimos inseguras sobre a nossa vida; tudo parece estar contra nós, sugando toda a nossa força. Sentimos-nos sozinhas e somos mal compreendidas até mesmo pelas pessoas mais próximas. Nessas horas, o pensamento de desaparecer é o que mais nos atrai.


Começamos a perguntar o porquê, mas a resposta não vem. Então, nos perguntamos por que a fé que usamos poderosamente ontem não está por perto para nos ajudar a vencer as adversidades de hoje.

Quando oramos, nossas palavras parecem ser muito simples para expressar o que sentimos, palavras parecem ser muito simples para expressar o que sentimos e a única coisa que conseguimos fazer é gemer, esperando que Deus venha compreender os nossos sentimentos mais profundos.

As pessoas tentam entender, mas o que sentimos é inexplicável e, se tentamos explicar, nos sentimos tolas, pois as palavras não podem descrever nossos sentimentos.

Toda pessoa passa por esses momentos difíceis. Você pode ser cheio do Espírito Santo, mas se você é humana (o que eu acredito que seja), uma hora ou outra você passará por esses momentos de aflição.

Isso nos traz a memória um versículo que diz: “Melhor é ir a casa onde há luto do que ir a casa onde há banquete [...] Melhor é a mágoa do que o riso, por que com tristeza no rosto, se faz melhor o coração." (Ec 7:2, 3)

Só quando nos sentimos tristes e sozinhos é que damos a Deus uma chance de agir em nós. Ninguém fica com o coração alegre enquanto se arrepende de algo de errado que cometeu. Pelo contrário, no momento em que estamos nos arrependendo, lamentamos pelo que fizemos e nos sentimos envergonhadas; isso nos faz com que tomemos a decisão de nunca mais cometer o mesmo erro.

Nessas horas de aflição, ter pena de si mesmo e se isolar pelos cantos na esperança de que tudo passe não adiantará de nada. Em vez disso, devemos usar o método de Auto-ajuda que tem provado ser o mais eficaz de todos os séculos: A Oração.

A Oração é a habilidade de se comunicar com o Único que realmente pode nos ajudar nas horas difíceis. Ela funcionou e funciona na vida de milhões de pessoas em todo mundo, inclusive na minha.

Quando oro gosto de pensar que sou uma menininha falando com o meu pai. Não tenho que parecer madura, mas falo o que sinto, sem me preocupar com a pronúncia correta das palavras ou se estou dizendo a coisa certa. Procuro ser eu mesma diante de Deus, isto é o suficiente para Ele.

Sinto-me à vontade para lhe dizer coisas que não diria a ninguém, pois Ele é o único que nos entende perfeitamente.
Nós mulheres perdemos muito nesse aspecto. Geralmente nos abrimos com nossas amigas e lhes contamos tudo o que se passa dentro de nós, pensamos que elas nos entendem. Mas, será que nos entendem mesmo?

A Maioria dos homens que conheço acha muito difícil entender as mulheres - na verdade acho que nem elas mesmas se estendem.

Contudo, Deus entende.

Foi Ele quem nos criou e, por isso, nos conhece por dentro e por fora. Ele entende o porquê das nossas atitudes e quer que saibamos que Ele pode nos ajudar, basta que conversemos com Ele de todo o nosso coração.

Não se preocupe se você não sabe orar, pois a oração não requer conhecimento algum, apenas sinceridade e Fé. Se você está orando com sinceridade em seu coração e acredita que Deus está lhe ouvindo, isso já é o bastante – Ele certamente está ao seu lado. Se estiver passando por momentos difíceis, Ele está ainda mais perto de você!

Deus está perto daquelas pessoas cujos corações se encontram partido, pois é nesse momento que eles O buscam mais. È como lemos no versículo anterior, “com a tristeza no rosto se faz melhor o coração.”

A experiência de falar com o nosso Criador é tão maravilhosa que, se pudéssemos, pararíamos o tempo e ficaríamos em Sua presença para sempre. É interessante notar que facilmente nos esquecemos desse sentimento quando estamos ocupadas e, de imediato, vem à nossa mente a tentação de orar apenas em pensamento.

Achamos que não podemos parar para conversar com Deus pelo fato de termos coisas pra fazer e lugares aonde ir; simplesmente não há tempo suficiente para orar sendo assim, somos levadas a momentos de lutas e tribulações e, rapidamente, achamos tempo para orar!

A verdade é que quando estamos alegres tendemos a nos distanciar de Deus. Rapidamente nos esquecemos se Sua presença em nossa vida e passamos a dedicar o nosso tempo a coisas que não nos trazem benefício algum.

Somos teimosos, mas ainda assim, Deus nos entende e está pronto para nos dar uma mão amiga quando nos voltamos para Ele. A oração vence a depressão, os pensamentos de suicídio, a insegurança, o vazio da alma e as decepções; conforta quando há perda de um ente querido; neutraliza a raiva, a ansiedade, o stress, etc.

Você conhece algum outro método melhor do que esse?

Cristiane Cardoso - Melhor do que Comprar Sapatos