segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A Diferença - Final


Continuando ....

Josafá era rei sobre Judá. Mas ele também passou por um momento muito difícil, porém, Ele fez diferente...
Veja o que Ele fez: (II Crônicas 20. 1 ao 30)

“Depois disto, os filhos de Moabe e os filhos de Amom, com alguns dos meunitas, vieram à peleja contra Josafá. Então vieram alguns e avisaram a Josafá dizendo: Grande multidão vem contra ti além do mar e da Síria; eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.”

 Vejo esses ‘alguns’ que está escrito acima, como aquelas pessoas que ficam querendo que você vejam o tamanho do problema e desista e de lutar, e desista dos seus sonhos e objetivos.
 (Falando nisso lembrei-me do que uma vez o pastor falou que a partir do momento em que você decide lutar pelos seus sonhos e objetivos tudo e todos se levantarão contra você...)

Voltando ao assunto, eu admiro e acho muito interessante, ou melhor, importante a atitude que Josafá teve, vejam:

“Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao Senhor e apregoou um jejum em todo o 
Judá.”

Vejam só como é forte!

Eu me identifico muito com esse versículo...
Quem de nós quando vem um deserto daqueles, não temos medo?
Ninguém, absolutamente ninguém! Todos nós, mesmo tenho o Espírito de Deus, quando vem as 
lutas, problemas e tempestades temos medo. Somos humanos, não é verdade?

Veja que também o povo que saiu do Egito tiveram medo, mas a atitude deles foi diferente. O povo que Deus libertou do Egito, começaram a murmurar, duvidando que Deus iria lhes ajudar. Mas Josafá fez diferente, mesmo com medo ele se pôs a buscar a Deus e apregoou um jejum em todo Judá! Essa foi a diferença de tudo!

O povo que foi livre das mãos de Faraó tiveram medo e DUVIDARAM que Deus poderia lhes ajudar.

Já Josafá mesmo com medo ele decidiu confiar em Deus, e buscou a Ele, pois Josafá sabia que só Deus poderia lhe socorrer e lhe ajudar.
Ainda tem mais! Veja como é forte a oração de Josafá:

“Pôs-se Josafá em pé, na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do Senhor, diante do pátio novo e disse: Ah! Senhor, Deus de nossos pais, porventura, não És Tu Deus nos céus? Não És Tu que domina sobre todos os reinos dos povos? Na Tua mão está à força e o poder, não há quem Te possa resistir. Porventura, ó nosso Deus, não lançastes fora os moradores desta terra de diante do teu povo de Israel e não a deste para sempre a posteridade de Abraão Teu amigo? Habitam nela e nela edificaram um santuário ao Teu nome dizendo: Se algum mal nos sobrevier, espada por castigo, ou peste ou fome, nós nos apresentaremos diante de Ti, pois o teu nome está nesta casa; e clamaremos a Ti na nossa angustia, e Tu nos ouvirá e livrarás... Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás Tu o teu julgamento contra eles? PORQUE EM NÓS NÃO HÁ FORÇA PARA RESISTIRMOS A ESSA GRANDE MULTIDÃO QUE VEM CONTRA NÓS, E NÃO SABEMOS O QUE FAZER; PORÉM OS NOSSOS OLHOS ESTÃO POSTOS EM TI.”

Veja que forte essa parte que eu marquei!

Além de ele se humilhar perante a presença de Deus, ele nessas palavra mostrou TOTAL dependência de Deus. Posso imaginar como Deus ficou diante dessas palavras de Josafá... Pois a resposta de Deus foi IMEDIATA, o principal de tudo aconteceu! Deus derramou o seu Espírito sobre todos que estavam lá! Será que Deus gostou da atitude de Josafá? Acho que gostou foi pouco, Deus amou essa confiança e dependência de Josafá a Ele...  - Ah Que alegria em apenas ler essas palavras! Se Deus não fala com você através dela, sinto muito em dizer, mas existe algo 
errado em você! Veja mais (Ah, como é bom ouvir Deus falando comigo!):

“Então, veio o Espírito do Senhor no meio da congregação sobre eles, e disse: Dai ouvidos, todo Judá e vós moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que diz o Senhor. Não temas, nem vos assustes por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.”

Entendeu? Rsrsrsrsrs

Quando você põe sua confiança em Deus e não olha pra nada, Ele faz isso e muito mais!
Ainda não acabou, veja:

“Neste encontro, não terei de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o Senhor vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temas, nem vos assusteis; amanhã sairás ao seu encontro, porque o Senhor é convosco...”

E não teve outra! Deus deu a eles a vitória sem sequer encostar um dedo em espada...

“Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o Senhor, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao Senhor, porque a Sua misericórdia dura para sempre. Tendo eles começando a cantar e a dar louvores, pôs o Senhor emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados.”

Acho que deu pra ver a diferença entre aqueles que Confiam em Deus e aqueles que Duvidam de Deus.

Ah, antes que eu esqueça, olha aí o ultimo versículo: “Assim o reino de Josafá teve Paz, porque Deus lhe dava repouso por todos os lados.”

O meu recadinho é: Confiem em Deus, pois Deus não erra! Aconteça o que acontecer...

Trechos do livro: Nada a Perder:

“É importante você manter uma aliança com Deus e também confiar Nele acima de Tudo, e em qualquer situação, porque o que Deus faz é bom e coopera para o nosso bem.”

“Mesmo sozinho numa ‘batalha perdida’, o profeta Elizeu tinha consigo tropas maiores e mais fortes do que um exército inteiro, com forças militares imbatíveis, sob o comando do rei da Síria. Era um exército de cavalos e carros de fogo somente possível de enxergar com os olhos espirituais. É preciso ver o invisível.”

“O Senhor liberta os encarcerados, levanta os abatidos e ama os justos. Mas é preciso esperar, confiar em Deus com todas as minhas forças.”

“No mundo do crime é assim: os bandidos criam e cumprem leis à risca, usando somente o empenho da palavra. Não existe papel assinado nem firma reconhecida no cartório. Tudo funciona na base da palavra. Ninguém descumpre essas leis porque sabe que o preço é a morte. Se entre os criminosos é assim, imagine em relação de Deus com o homem? Não existe chance de algum juramento divino falhar. É necessário apenas manter a sua fé bem definida. Saber o que você quer e em quem você crê.” 

Nenhum comentário: