domingo, 13 de janeiro de 2013

A Diferença - Parte I


Olá pessoal, tudo bom?

Ultimamente tenho pensado muito em ralação a DÚVIDA, não dúvida sobre qualquer besteirinha, mas sobre aquelas pessoas que Duvidam de Deus...


Eu tenho parado muito pra pensar sobre isso. Não sei o porquê, mas tudo, tudo mesmo me faz lembrar isso.
Até quando vou ler a Palavra de Deus, só vem isso nas minhas meditações...

Sei que é o Próprio Deus que está me fazendo pensar nisto, e isto têm me dado forças pra seguir em frente, sem duvidar, sem medo, sabendo que DEUS NÃO ERRA...
Eu estava lendo a palavra de Deus quando me deparei com dois casos. Um de pessoas que DUVIDARAM de Deus e de outras que CONFIARAM em Deus.
Vejam só...
Eu estava lendo Deuteronômio capítulo 1 e me deparei com um povo que mesmo depois de Deus libertar eles das mão de Faraó, depois de abrir o mar vermelho, depois de todos os dias cair do céu o maná para alimentar cada um, mesmo depois de Deus está guiando eles com colunas de fogo durante a noite e nuvens durante o dia, e etc., etc., etc. ... Eles nunca deixaram de DUVIDAR de Deus. Quando estava nos tempos bons, eles ‘confiavam’ em Deus cantavam e louvavam a Ele, mas era apenas aparecer um problema, muitas vezes menor do que os outros que Deus havia os livrado, que eles corriam a outros deuses, duvidavam de Deus, faziam pra si imagens e adoravam, mas NUNCA confiavam em Deus. Mas quando eles viam que os problemas não resolviam, eles voltavam e vaziam votos de ‘fidelidade’ com Deus. Mas não adiantava, era como um círculo vicioso. Se estivesse tudo bem, eles adoravam e louvavam a Deus se não estivesse bem, vocês já sabem o que aconteceria.

Lá em Deuteronômio 1.19 relata um desses momentos.
Deus tinha dado a terra Canaã, terra muito boa que manava leite e mel, a eles (povos que foram livres do Egito), mas na terra já habitava outras pessoas que olhando pelos olhos naturais eram impossíveis de serem vencidos. Veja o que Deus fala no versículo 21:

 “Eis, que o Senhor teu Deus, te colocou essa terra diante de ti. Sobe, possui-a, como te falou o Senhor, Deus de teus pais: Não temas e não te assustes.”

Veja que Deus havia colocado esta terra diante deles, ou seja, Deus havia dado a eles. Mas para conquistar o que Deus havia dado eles teriam que possuí-la, lutar para conquistá-la, e Deus os alertaram desde logo para eles não temerem as quantidades de homens fortes que havia na cidade e não se assustar com os seus exércitos, pois aquela luta não seria deles e sim de Deus.

Mas eles, mesmo assim mandaram doze homens como espias para verem os caminhos e quando fosse à hora da luta eles já soubessem por aonde ir, até aí Deus concordou.
Os dozes espias foram lá, e trouxeram de lá um fruto para mostrar que a terra que Deus havia dado a eles era muito boa.

Mas veja o que o servo de Deus fala nos versículos 26 até o 28:

“Porém vós não quisestes subir, mas fostes rebeldes à ordem do Senhor, vosso Deus. Murmurastes nas vossas tendas e dissestes: Tem o Senhor contra nós ódio; por isso nos tirou da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos Amorreus e destruir-nos. Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram que derretessem nosso coração dizendo: Maior e mais alto do que nós é este povo; as cidades são grandes e fortificadas até os céus. Também vimos ali os filhos dos Enaquins...”

Veja que eles deixaram o medo e a dúvida penetrarem nos seus corações. Olharam pro tamanho do problema e se deixaram esquecer que Deus era muito maior do que isso tudo. Eles não se esqueceram de onde Deus havia lhes tirado, mas eles esqueceram COMO Deus havia tirado eles de lá.
Mesmo assim Deus não desistiu, Ele ainda os tentou animar... Versículo 29 até 31:

“Então, Eu vos disse: não vos espantem, nem os temais. O Senhor, vosso Deus que vai adiante de vós, Ele pelejará por vós, segundo tudo o que fez conosco diante de vossos olhos no Egito, como também no deserto, onde vistes que o Senhor, vosso Deus nele vos levou, COMO HOMEM QUE LEVA A SEU FILHO, por todo caminho pelo qual andastes, até chegardes a este lugar.

Veja como são fortes esses versículos... Mas nem depois de tudo isso que eles ouviram eles CONFIARAM em Deus. Versículo 32 ao 33:

Mas nem por isso crestes no Senhor, vosso Deus, que foi adiante de vós por todo caminho, para vos procurar o caminho onde deveríeis acampar; de noite, no fogo para vos mostrar o caminho por onde havíeis de andar, e, de dia, na nuvem.”

Não sei se vocês conseguem ver, mas eu vejo nessas palavras a decepção de Deus com este povo, por mesmo depois de tudo o que Deus fez eles não creram que Deus os poderiam livrar. Veja que Deus a todo instante os tentam lembrar o que Ele já havia feito por eles, na esperança que eles voltassem a crer e confiar Nele novamente.

Mas não teve jeito. Eles decidiram não crer e nem confiar em Deus, então veja você mesma o que Deus fez com eles nos versículos 34 ao 46.

Depois que eles viram o que iria acontecer por não terem confiado em Deus, eles logo novamente voltaram arrependidos até Deus, mas não adiantou, Deus disse que não iria mais com eles, mas mesmo assim eles não ouviu a Deus e foram lutar com suas próprias forças, e os povos inimigos os derrotaram, depois eles voltaram a Deus novamente clamando e chorando, mas, porém Deus não os ouviu e nem os socorreu.

...

Porém, por outro lado houve um homem que mesmo vendo com seus olhos naturais que não tinha jeito ele confiou em Deus e Deus deu a ele a vitória.
O nome desse homem é Josafá... Continua...

Nenhum comentário: